top of page
Padron_Vd_Vd_Ar_edited_edited_edited.png
Logo colorido da escola pitanga, a logo é uma pitanga

Proposta Pedagógica

A partir das orientações legais para a Educação Infantil- DCNEI’s (2009) e BNCC (2017)- entendemos que o cuidado é algo indissociável do processo educativo e que a partir disso, os eixos estruturantes dessa etapa de educação são as Brincadeiras e Interações.

 

Nossa responsabilidade docente é pensar em contextos que contribuem para que as crianças tenham interesse pelo Mundo e as experiências que vivem nesse espaço, de modo a interpretá-lo e sendo contribuinte na criação de cultura da infância. Nosso papel, é ter uma observação atenta, olhar sensível para acompanhar e apoiar suas investigações e aprendizagens.

 

Entendemos que as crianças estão conhecendo os sons e a sua musicalidade das vozes, dos animais, dos barulhos da cidade, a palavra escrita, falada e isso acontece por quem narra o Mundo para elas, as pessoas, os ambientes e os materiais com os quais ela estabelece relações. As crianças, estão experimentando seus movimentos em relação à dança, dramatização, brincadeiras, aventuras e relações interpessoais, onde ele cabe, onde se esconde e como se desloca de um lugar para o outro. Quando descobre como é se equilibrar em uma bicicleta ou se sente encorajada a pular mais alto, descer no escorregador… Queremos que ela possa criar memórias felizes de uma infância marcada pelo encantamento de estar aqui.

Padron_Vd_Vd_Ar_edited_edited_edited.png

    Comer juntos 

A cozinha fica no centro da escola e o cheirinho de comida fica por aqui o dia todo para que as crianças se encontrem para provar cada refeição em companhia.

Descansar

Em uma sala de soninho, cabanas, tapetes e almofadas acompanhado por livros com histórias bonitas.

Brincar

Em cada cantinho da escola, com espaços que representam a vida cotidiana e com materiais para inventar cenários em companhia.

Mexer na terra

Para amar a natureza é preciso ter uma relação íntima com ela… na horta, nas brincadeiras do pátio em dias de sol ou de chuva, no cuidado das plantas da sala e no cuidado de uns com os outros.

Marcar espaços

E tornar visível o pensamento em linguagens artísticas com materiais dispostos no ateliê de arte e nas salas de referência.

Parte da cidade

As crianças são parte da cidade, sujeito de direitos e de cultura. Por isso, nosso desejo é estar em relação com a vida que acontece no Bairro Petrópolis, seja saindo para comprar pão na padaria da esquina, visitando o ateliê de cerâmica da nossa vizinha na outra quadra, observando quem são os vizinhos que passam pela Avenida Bagé, quando o caminhão de coleta passa ou o carteiro chega. Outro espaço importante para nós é a praça Tamandaré, com suas enormes árvores de algodão, que fica localizada ali na Avenida Taquara, lá já acontecem projetos importantes para o cuidado e boa convivência desse espaço coletivo, temos como proposta passeios semanais até lá para brincar e compartilhar a cultura de infância como parte do bairro e da cidade. Também estaremos atentas aos eventos, feiras e visitas em espaços culturais que podermos participar.

bottom of page