top of page
Padron_Vd_Vd_Ar_edited_edited_edited.png
Logo colorido da escola pitanga, a logo é uma pitanga

Proposta Pedagógica

A partir das orientações legais para a Educação Infantil- DCNEI’s (2009) e BNCC (2017)- entendemos que o cuidado é algo indissociável do processo educativo e que a partir disso, os eixos estruturantes dessa etapa de educação são as Brincadeiras e Interações.

 

Nossa responsabilidade docente é pensar em contextos que contribuem para que as crianças tenham interesse pelo Mundo e as experiências que vivem nesse espaço, de modo a interpretá-lo e sendo contribuinte na criação de cultura da infância. Nosso papel, é ter uma observação atenta, olhar sensível para acompanhar e apoiar suas investigações e aprendizagens.

 

Entendemos que as crianças estão conhecendo os sons e a sua musicalidade das vozes, dos animais, dos barulhos da cidade, a palavra escrita, falada e isso acontece por quem narra o Mundo para elas, as pessoas, os ambientes e os materiais com os quais ela estabelece relações. As crianças, estão experimentando seus movimentos em relação à dança, dramatização, brincadeiras, aventuras e relações interpessoais, onde ele cabe, onde se esconde e como se desloca de um lugar para o outro. Quando descobre como é se equilibrar em uma bicicleta ou se sente encorajada a pular mais alto, descer no escorregador… Queremos que ela possa criar memórias felizes de uma infância marcada pelo encantamento de estar aqui.

Padron_Vd_Vd_Ar_edited_edited_edited.png

    Comer juntos 

A cozinha fica no centro da escola e o cheirinho de comida fica por aqui o dia todo para que as crianças se encontrem para provar cada refeição em companhia.

Descansar

Em uma sala de soninho, cabanas, tapetes e almofadas acompanhado por livros com histórias bonitas.

Brincar

Em cada cantinho da escola, com espaços que representam a vida cotidiana e com materiais para inventar cenários em companhia.

Mexer na terra

Para amar a natureza é preciso ter uma relação íntima com ela… na horta, nas brincadeiras do pátio em dias de sol ou de chuva, no cuidado das plantas da sala e no cuidado de uns com os outros.

Marcar espaços

E tornar visível o pensamento em linguagens artísticas com materiais dispostos no ateliê de arte e nas salas de referência.

Nossas vivências

​Parte da Cidade: As crianças são parte da cidade, sujeito de direitos e de cultura, compõem um grupo e de uma comunidade. Por isso, nosso desejo é estar em relação com a vida que acontece no Bairro Petrópolis seja saindo para comprar pão na padaria, visitando o ateliê de cerâmica, observando quem são nossos vizinhos, ou quando o caminhão de coleta passa e o carteiro chega. Outros espaços importantes para nós são as praças, e temos algumas como referência, porque nelas já acontecem projetos importantes para o cuidado e boa convivência como espaço coletivo, fazemos então passeios semanais para brincar e compartilhar a cultura de infância como parte do bairro e da cidade, e estamos sempre atentas a agenda cultural de eventos.

Parte da Natureza: Entendemos que fazemos parte da natureza, que se preocupar com o meio ambiente e pensar a  sustentabilidade na vida das escolas não pode ser um diferencial, mas sim um direito das crianças para viver em um planeta mais saudável. Por isso,  priorizamos materiais naturais, separamos nossos resíduos secos e orgânicos em 7 etapas e contamos com uma composteira para as sobras de orgânicos das refeições e que servem de adubo nossa horta, além dessas práticas cotidianas com as crianças, priorizamos projetos sustentáveis como parte das vivências e a conscientização e envolvimento da comunidade através dessas ações. 

bottom of page